Hora de organizar sua lista de casamento? Veja como fazer o planejamento certo

O casamento está próximo é chegada a hora de organizar a lista de convidados. Na hora de selecionar os convidados é natural o pânico, pois muitas vezes é preciso que algumas pessoas fiquem de fora.
Além deste problema os custos do casamento também precisam ser levados em consideração, pois quanto mais pessoas mais gastos terá o casamento.
Algumas vezes o estresse pode ser por conta da necessidade de convidar alguém que você não faz questão, porém é da família ou do círculo do noivo.
Por isso é preciso levar algumas considerações na hora de organizar a lista de casamento, pois principalmente os custos da cerimônia, recepção, lua de mel entre outras coisas são influenciados já que é preciso organizar tudo corretamente para que tudo fique dentro do orçamento desejado e do seu gosto.
Geralmente os noivos ficam confusos, pois são muitos conhecidos, amigos, vizinhos, parentes, colegas de trabalho, desta forma, fica complicado equilibrar o número de convidado com o orçamento da festa.
Para facilitar sua escolha, confira algumas dicas para que os noivos não errem na hora de preparar a lista de casamento.
Como organizar a lista de casamento
Inicialmente a lista de convidados é o primeiro passo para o planejamento do casamento, pois a quantidade de pessoas interfere diretamente em todos os detalhes da festa, como local e até na quantidade de comida e bebida.
Para iniciar a lista, comece pelas pessoas mais próximas, depois para os parentes distantes e os amigos dos pais e do trabalho.
Uma dica útil é começar a lista pelos bisavós, em seguida pelos avós, tios, primos, padrinhos e amigos, ou ainda fazer a lista em ordem alfabética. Utilizar a ordem alfabética ajuda a evitar repetir nomes e também na hora de conferir se faltou alguém.
Orçamento e lista
Este item é fundamental, pois é preciso que a lista de casamento seja feita de acordo com o seu orçamento, desta forma, é fundamental que a lista de casamento seja definida no início do planejamento.
Erros comuns
Algo que acontece com diversos casais é criar a lista separadamente, deste jeito a lista irá ficar mais extensa e provavelmente fora do orçamento. Outro equívoco é que os noivos acabam convidando diversas pessoas por protocolo, ou seja, obrigação, porém, o correto é nunca convidar alguém por obrigação.
Para situações na qual é preciso tirar alguém da lista o recomendado é avaliar quem são os convidados obrigatórios e a proximidade com os noivos, a partir daí é possível selecionar quem não irá estar na lista.
Já para os noivos que possuem pais que interferem na lista, o recomendado é conversar e deixar claro as limitações, porém, o educado é permitir que os pais convidem algumas pessoas do seu círculo de amizades.
Em todo caso o correto é dar preferência para o casal, pois a festa de casamento são deles, além disso, a lista de convidados também define os gastos da festa, portanto, a última decisão tem que vir dos noivos sem influência de amigos, parentes ou pais.
Imagens via Best Festas / Editorialismo / Nós Vamos Casar / Véu da Noiva / Pixabay
Comentários