4 dicas essenciais para você criar seus convites de casamento do zero sem saber nada de design

Convites de casamento

Entrar na igreja, subir até o altar, dizer e ouvir o tão esperado “sim” da pessoa amada. Muitos são os que sonham com este momento. Mas até que se chegue neste grande dia, os preparativos para o casamento começam bem antes. É preciso pensar em diversos aspectos, e os detalhes importam e impactam muito.

Com tantas coisas para planejar a data, surge a dúvida: por onde começar? Que tal pelos convites de casamento? Pensando nisto, veja a seguir 4 dicas essenciais para você criar os seus convites de casamento do zero, mesmo sem entender absolutamente nada de design. Basta um pouco de criatividade e um tempo livre para planeja-lo. Confira:

1 - Padronize o convite de acordo com a temática da sua festa

Tematica do convite de casamento

Em primeiro lugar, pense em como será a sua festa. Vai ser algo mais clássico, com velas e flores, em local fechado? Terá uma cara mais contemporânea, com elementos descontraídos ao longo do salão? Vai fazer a festa na praia ou com temática mais associada ao verão? Você vai dar destaque para alguma cor em específico no ambiente da festa? Ou que tal seguir a temática na cor do ano? Veja aqui nesse post sobre o classic blue, a cor Pantone em 2020.

Tente responder essas perguntas e comece a anotar ideias que façam conexão com o que vai ser revelado aos convidados na festa. Assim, o convite vai gerar curiosidade e expectativa nos convidados, o que vai tornar tudo mais emocionante e significativo no dia do casamento.

2 - Não esqueça das informações importantes no convite

Informações nos convites de casamento

Após pensar nos possíveis elementos visuais, chegou a hora de anotar as informações de seus convites de casamento. Se atente para não colocar dados em excesso, mas também não se descuide de coisas fundamentais.

Um convite de casamento deve ter as seguintes informações: alguma frase que seja significativa para o casal (trecho um livro ou bíblia, música ou algo que tenham escrito juntos, por exemplo), o nome dos pais de ambos, nome dos noivos, data, horário, nome (caso você crie um nome para o evento) e endereço da cerimônia. Aproveite para colocar informações a respeito da festa que será realizada posteriormente: nome e endereço do local. Indique também uma data para confirmação de presença.

3 - Pesquise o tipo de papel e espessura adequada

Existem vários tipos de papéis para impressão gráfica. Quando o assunto é matrimônio, o papel vergê é um dos mais utilizados para se fazer convites de casamento. Por ser mais fino que uma cartolina e ao mesmo tempo mais duro que um papel sulfite, por exemplo, o papel vergê traz um equilíbrio para a estrutura do convite. A textura deste tipo de material tem um leve relevo, o que dá um toque de elegância, mas sem exagero.

4 - Conheça a Spark Adobe, uma ferramenta online e gratuita para você criar seus convites

Como criar convites de casamento na Adobe Spark

Ao entrar na internet, busque no Google por Adobe Spark. Logo vai aparecer a plataforma e ela é super intuitiva. Entre seus principais recursos, você pode escolher: várias tipografias (fontes gratuitas de texto, com design profissional), banco de imagens (a plataforma permite o carregamento de fotos direto do arquivo do seu computador também), layouts profissionais e ainda é possível compactar o convite para distribuir em diferentes dispositivos móveis e aplicativos web. Tire um tempinho para navegar na plataforma e você verá como é fácil montar seu convite de casamento e também Save the date.

O Adobe Spark é um excelente aliado para testar sua criatividade. Dentro da plataforma, ela oferece as opções de Spark Page, Spark Post e Spark Vídeo. Escolha qual ferramenta atende melhor a sua demanda de convite de casamento. O mais bacana desta ferramenta é que ela oferece diversos recursos, principalmente visuais. Isto significa que você pode usar sua criatividade ao máximo, incluindo vários tipos de desenho ou gravuras diferentes, templates diversos de Save the dates e convites.

Aqui alguns modelos de Save the date para você se inspirar. E para entender um pouco melhor como este programa funciona, no próximo tópico, separamos algumas opções de convites para você arrasar na hora de usá-lo. 

Veja abaixo a lista de 4 templates de convites de casamento para você editar, personalizar e imprimir:

Os convites abaixo foram criados na ferramenta, e seguem 4 linhas de temáticas de casamento, escolha qual melhor combina com o seu estilo. Clique em cada um dos links e estude todas as possibilidades.

1 - Convite minimalista

Convite minimalistaClique aqui para acessar o arquivo.

Mas para isso, você precisa logar com o seu email ou conta do facebook. 

2 - Convite na cor Pantone 2020: Classic blue

Convite classic blue


Clique aqui para acessar o arquivo

3 - Convite moderninho

Convite moderninhoClique aqui para acessar o arquivo.

4 - Convite rústico

Convite rústicoClique aqui para acessar o arquivo.

Dica: você vai encontrar templates com os mais variados temas, alguns com fotos e outros que apenas exploram tons. Faça busca por elementos que combinam com a sua personalidade e com a temática para seus convites de casamento. Com certeza você vai se surpreender com os achados. Se quiser logo optar por versões de convites que remetam ao Brasil, clique em “Brazil”, no menu de opções. Ele oferece convites personalizados com elementos da cultura brasileira, passeando por imagens que resgatam nuances da culinária e de nossas belezas naturais, por exemplo.

Agora que você descobriu caminhos e já sabe tudo o que não pode faltar em um convite de casamento, explore a plataforma e deixe a criatividade fluir. Torne o seu casamento e a sua festa em algo singular, onde cada detalhe conta um pouco sobre você!

Publicações relacionadas

Vestidos de noiva 2019

Vestido da Noiva

Vestidos de noiva: Descubra as principais tendências em 2019!

casamentos na praia

Vestido da Noiva

10 Vestidos Ideais Para Casamentos Na Praia

casamente indie

Temática

Casamento indie: inspirações para o grande dia ficar perfeito

Comentários