Casamento no verão: 7 dicas para o seu dia ser perfeito!

casamento-no-verao-7-dicas-para-o-dia-perfeito.jpeg

Ah, como é belo o casamento no verão! A estação mais quente do ano é, sem dúvida, também a mais contagiante e alegre do calendário, não é mesmo? Toda essa alegria e descontração contagia também muitas noivas que, ao decidirem a época do casamento, escolhem os dias quentes de verão para subir ao altar.

E não é para menos: essa é a época das férias, a luz natural é maravilhosa — o que ajuda a deixar as fotos ainda mais perfeitas —, além dos dias serem mais longos.

Contudo, para que o seu casamento no verão seja perfeito, alguns cuidados precisam ser tomados e alguns detalhes observados como, por exemplo, o cuidado com o conforto dos convidados e o modelo certo do vestido de noiva.

Fique de olho nas nossas dicas para que o seu casamento no verão seja inesquecível, em todos os sentidos!

1 - O local ideal para a cerimônia e recepção

O verão é uma época maravilhosa, mas convenhamos: não é nada legal para os convidados ficarem mais de uma hora sob um sol escaldante ou em um ambiente quente, não é mesmo?

cerimônia ao ar livre

Mas é possível reduzir e até mesmo neutralizar esses os transtornos. O primeiro passo é escolher com cuidado e atenção o local da cerimônia.

Casamento ao ar livre

O verão é um convite às cerimônias ao ar livre; seja na praia, no clube ou no sítio. Se essa for a escolha do casal, fique atenta aos seguintes detalhes:

  • Certifique-se de que há proteção para o sol, tanto para os convidados quanto para os noivos. Aqui, a decoração pode ajudar e muito! Use e abuse de tendas, panos e da vegetação do local para garantir o bem-estar de todos;
  • Cuidado com o horário! Evite o sol a pino, de 12 às 15 horas;
  • Disponibilize guarda-sol para os convidados. Eles podem fazer parte da decoração ou ficarem em um cesto. Além de ser um mimo, é uma forma educada de demostrar atenção e cuidado.

Casamento em locais fechados

Para definir o espaço ideal, é fundamental observar a ventilação do ambiente. Dê preferência àqueles que possuem boa ventilação natural ou que tenham um sistema de ar condicionado potente.

2 - A leveza na decoração

O verão é uma estação cheia de alto-astral e cores. Que tal trazer toda essa energia para a decoração da cerimônia?

decoração casamento no verão

Jardins, árvores e paisagismo são aliados da decoração, seja ao ar livre ou em locais fechados. Não economize em panos, tendas e arranjos como pergolado de ramos para dar leveza e requinte ao ambiente.

Opte, também, por cores mais leves e delicadas como os tons pastéis, verde e rosa claro. Além de transmitir tranquilidade, essas cores dão uma sensação de frescor e alívio.

E, claro, não esqueça das flores! Aqui, vale um adendo: no verão, elas tendem a murchar mais rápido. Confira algumas dicas para evitar esse transtorno.

  • Dê preferência a espécies que murcham mais lentamente como as orquídeas, alstromérias, sempre-vivas, rosas, lisianthus e cravos;
  • Faça gelo com flores. Essa é uma dica que, além de valorizar a decoração — quando o gelo derreter — trará um charme a mais nos baldes de bebida.
  • Use flores nos arranjos de velas. Usar velas em casamentos no verão está permitido, sim! Uma boa ideia é montar arranjos de água e flores e incluir velas boiando. Um charme a mais para a mesa, não acham?

3 - A hidratação é fundamental

Essa dica é válida para qualquer tipo de casamento no verão — na praia, no clube, no sítio ou em salões e ambientes fechados —, afinal, nada mais desagradável que sentir sede, não é mesmo?

água saborizada

Por isso, mesmo antes da cerimônia, deixe disponível para os convidados água, água saborizada e chás gelados. Além de denotarem boa educação, esses mimos darão um charme a mais ao seu casamento!

4 - O menu deve ser leve

O verão combina com alimentos leves! Picolé, espetinho ou palitinho de frutas, drinks refrescantes, chás gelados, carrinho de sorvete, água de coco, sucos naturais, água saborizada, smotthies, chup-chup, saladas e sanduíches naturais são ótimas opções para refrescar seus convidados.

espetinho de fruta

Dica: as frutas, além de fazerem parte do cardápio, podem — e devem — fazer parte da decoração. Experimente!

5 - O vestido certo para a noiva

O casamento no verão pede alguns cuidados especiais na hora de escolher o vestido de noiva. Afinal, toda noiva quer estar linda e confortável no dia mais importante de sua vida, certo?

Para fazer a escolha certa, opte por tecidos leves e deixe de lado os vestidos muito longos e trabalhados que deixam o look mais carregado.

vestido de noiva leve

Uma boa opção são os vestidos mais curtos, cheios de delicadeza e estilo. As rendas também são super bem-vindas! Além de trazer sofisticação, ainda garantem a leveza e harmonia na composição.

Mas, tudo bem se o seu sonho for se casar de longo! Você pode realizá-lo, mesmo no verão. Nesse caso, experimente trabalhar o longo com alças bem fininhas ou o tomara-que-caia.

6 - O dresscode ideal para o casamento no verão

Mais uma vez, é sempre de bom tom pensar no conforto dos convidados. Terno e gravata num verão de 40º graus é sacrifício demais, não é mesmo?

Que tal colocar no convite um dresscode especial para a ocasião? A bermuda social é uma excelente opção para garantir o bem-estar dos rapazes! Vale a pena investir!

7 - Os acessórios e os mimos

Os mimos e acessórios são o que vai deixar sua recepção ou cerimônia ainda mais inovadora e especial. Por isso, abuse desse quesito!

Óculos de sol

Se o casamento for ao ar livre e durante o dia, os óculos de sol são uma excelente lembrancinha! Além de deixar as fotos mais cheias de estilo, serão muito úteis durante a cerimônia.

Chinelos

O calor deixa os pés inchados e andar de salto nessas condições é terrível. A areia ou grama ainda potencializam essa sensação de mal-estar, por isso, invista nos chinelos personalizados para deixar os convidados mais à vontade para curtir a festa.

Leques

Outra forma de deixar seu casamento no verão ainda mais personalizado é criar leques para os convidados com o design do casal. Os leques ainda serão extremamente úteis para aliviar o calor durante a cerimônia!

Repelente

Os mosquitos podem ser um problema para os casamentos no verão. Para evitar o desconforto, deixe disponível para os convidados lencinhos individuais com repelente. Você pode usar cestos ou pequenos baldes para colocá-los. Ficará super charmoso e os convidados vão amar o mimo!

Fornecedores justos e confiáveis

Se você está buscando fornecedores de confiança para este tipo de cerimônia, clique aqui e conheça nosso guia de fornecedores em sua região.

E você, tem outras dicas para garantir um perfeito casamento no verão? Use os comentários e compartilhe conosco suas experiências!

Imagens via Noivas e Etc / The Idea Room / Finest.Se / Lápis de Noiva / Gtfitnessconcepts

Publicações relacionadas

bolo para chá de cozinha

Bolos e Doces

Bolo para chá de cozinha: 7 divertidas inspirações

acessórios para cabelos

Acessórios

7 acessórios para cabelo realmente inspiradores

Festa de casamento diferente

Temática

6 ideias mirabolantes para uma festa de casamento diferente

Comentários