Saiba como planejar e realizar um chá bar inesquecível agora!

chá bar

Chá bar: saiba quais são os pontos e as dicas mais importantes para você fazer um evento inesquecível!

Quando pensamos em organizar um casamento, o nosso planejamento precisa contemplar muito mais do que a cerimônia apenas. Antes do grande dia, existem algumas pequenas comemorações que dão todo um charme para esse período especial que os noivos estão vivendo. O chá bar é uma delas. Você sabia?

Algumas pessoas não conhecem ou não sabem exatamente como esse tipo de chá funciona, mas vamos explicar neste post. Para começar, precisamos esclarecer as diferenças entre o chá bar e o chá de panela. O chá bar é uma comemoração organizada pelos amigos dos noivos, mas na qual os presentes são utensílios para o bar do casal. E ainda: os homens também podem participar.

Em paralelo, no chá de panela, só participam mulheres e os presentes são exclusivamente itens de cozinha. Podemos dizer até que o chá bar é uma versão moderna do chá de panela, uma vez que promove uma maior integração entre os noivos, suas famílias e amigos. Para alguns, inclusive, é um ensaio para a festa de casamento, já que a lista de convidados é a mesma.

Vale lembrar que além do chá bar e chá de panela, existe o barnela, uma mescla dos dois, na qual os noivos ganham presentes de cozinha e de bar. Mas esse será um assunto para outro post. Inclusive, você pode se inscrever agora em nossa newsletter e receber notificações sobre novos conteúdos em primeira mão. Combinado?!

Então, conforme todo o processo do casamento, planejar é essencial. Sempre tenha isso em mente. Em geral, o chá bar é realizado pelos amigos e/ou padrinhos do casal. Portanto, é crucial definir alguns pontos: data, local, cardápio, identidade visual (tema, decoração e convites), lembrancinhas e quais  brincadeiras animarão os convidados. É muito importante resolver tudo isso com antecedência a fim de que não ocorram imprevistos desagradáveis e que não exista qualquer preocupação para os noivos e organizadores nesse dia. O momento tem que ser de confraternização e felicidade para todos.

Agora, portanto, vamos falar de todos os pontos imprescindíveis para a realização de um chá bar inesquecível. Vamos lá?!

Organize a agenda: quando e onde realizar o chá bar

Como organizar um chá bar? Essa é a primeira pergunta que alguns organizadores se fazem, mas a  sua primeira decisão deve ser a escolha da data. O chá bar acontece 1 mês a 15 dias antes da cerimônia de casamento. Por isso, muita atenção em relação datas. Depois, é preciso pensar no local, que é uma escolha bastante flexível, mas sempre dê preferência a espaços amplos.

Pense que, além do buffet, será necessário um ambiente de convivência para os amigos e espaço para as brincadeiras nesse local. Então, avalie a quantidade de pessoas que estarão presentes e a infraestrutura imaginada para a ocasião. Assim, será mais fácil definir exatamente o tamanho do local onde será realizado o chá bar. Entretanto, se a sua escolha for por um espaço ao ar livre, tenha um plano b. Ou seja, uma alternativa para qualquer chuva eventual.

Tema e decoração do chá bar: linhas condutoras da festa

Atualmente, o tema boteco é a tendência mais praticada. Por essa razão, um bom caminho para a decoração de chá bar é a personalização, transformando a festa no boteco dos noivos, por exemplo. A partir disso, pense de que forma a decoração pode contar a história desse casal. Isso deixará tudo ainda mais charmoso e repleto de emoção. Backdrops com letterings têm sido uma constante nesse objetivo. E fica lindo!

decoração chá bar

Para ornamentação, o uso de garrafas e latinhas de cerveja como jarros de flores são uma alternativa super criativa, da mesma forma que as gambiarras para a iluminação. Abuse de plaquinhas divertidas, bandeirolas e alguns elementos de forma inusitada - a exemplo de rolhas e pimentas em jarros, caixotes e caixas de cervejas como prateleiras - para compor o cenário graciosamente.

decoração com garrafas

Aproveite também para criar rótulos com o nome dos noivos para comidinhas e algumas bebidas. Com certeza, esse detalhe dará mais uma bossa e personalidade para o chá bar.

O que servir no chá bar? Comidinhas de boteco!

Para a ocasião, petiscos típicos de boteco são ideais. Mas você  pode dar um toque gourmet nesse pratos, tornando ainda mais interessante o menu. Para os doces, por exemplo, vale super a pena trazer o sabor das bebidas para brigadeiros, mousses e até cobertura e recheios de tortas junto a doces tradicionais como paçoca, sorvetes e maçã do amor. As bebidas podem (e devem!) ser variadas.

petiscos

Um quiosque para a elaboração de coquetéis vai fazer a diferença, com combinações exclusivas de ingredientes conforme o gosto de cada convidado. Deixe as pessoas bem à vontade para se servirem, usando o mix de opções dispostas na mesa. O sucesso é garantido!

O convite: a porta de entrada do chá bar

Os convites para chá bar devem seguir a identidade visual da decoração. É interessante que este primeiro contato seja uma prévia do que o chá bar será, trazendo o bom humor que o tema propõe. Pense fora da caixa. Uma opção divertida é criar os convites baseados em um cardápio ou até mesmo em um backdrop.

convite chá bar

Para o conteúdo, além das informações comuns de convite, use frases conhecidas da turma de amigos ou típicas do casal. O momento é para liberar a criatividade e ser pouco formal mesmo.

Além disso, com os recursos que a tecnologia nos possibilita, você pode fazer um disparo via Whatsapp para os convidados, utilizando a abordagem countdown - que é a de contagem regressiva a partir do disparo inicial. Mas atenção: para que o convidado possa se organizar,  envie o convite oficial 20 dias antes do evento.

Brincadeiras para o chá bar

brincadeiras para chá bar

As brincadeiras para chá bar fazem a diferença no evento, sem dúvida. Esse é o momento de alegria e entrosamento. Portanto, você pode fazer brincadeiras com foco nos noivos e na interação dos convidados. Aqui, temos algumas opções:

  • De olhos bem fechados no chá bar

A brincadeira tem o seguinte objetivo: o noivo e a noiva devem provar que se conhecem mesmo de olhos fechados. Cada um tentará reconhecer o outro entre os amigos, mas só que de olhos vendados. A ideia é fazer o reconhecimento pelo tato. Um baita desafio! Prepare as vendas e selecione 4 amigos da noiva e do noivo para brincar. A diversão vai render boas risadas!

  • Quiz chá bar: Verdadeiro ou Falso?

A proposta, é testar os conhecimentos dos noivos sobre o seu par. Algumas perguntas e afirmações acerca deles serão feitas por seus amigos. A partir disso,os dois terão que responder se o que foi dito é verdadeiro ou falso.

Para tal, separe um grupo de amigos mais próximos da noiva e do noivo para fazer as perguntas/afirmações baseadas em 6 temas. Por exemplo: preferência por comidas; hábitos de rotina; opiniões sobre determinados assuntos etc. Essa brincadeira, sem dúvida, vai divertir noivos e todos os convidados no chá bar.

  • Quem faz o melhor coquetel no chá bar?

Nesta, os noivos vão elaborar, cada um, uma bebida que seja criativa e saborosa com os ingredientes dispostos em uma mesa. Eles poderão receber a ajuda de seus amigos presentes no chá bar. Ao fim, o coquetel feito será avaliado por uma comissão julgadora, tal qual um programa de culinária.

Nesta brincadeira, você vai precisar escolher amigos para compor o júri (que não podem ser os mesmos que irão ajudar o casal), customizar dois aventais com os nomes dos noivos e ter uma mesa organizada com os ingredientes para a elaboração das bebidas. Depois, é só aproveitar!

Como escolher as lembrancinhas para chá bar

O tema boteco abre muitas possibilidades para a criação de lembrancinhas divertidas e também funcionais. Você pode pensar desde miniaturas de bebidas até abridores, todos personalizados com a temática.  

lembrancinhas chá bar

Em alguns casos, as lembrancinhas para chá bar são potes de doces, conservas de pimenta ou até tempeirinhos em potes fofos. O interessante, neste ponto, é soltar a imaginação e sair do lugar comum.  Se você quiser ver mais algumas ideias lindas, pode acessar este post.

Presentes para o chá bar: o que pedir?

Diferentemente do chá de panela, os presentes do chá bar são para o bar do casal. Por isso, na lista de presentes, podem estar itens como: vinhos ou outra bebida especial para a adega, acessórios de coquetelaria, copos e taças especiais, livros sobre bebidas, abridor de latas e garrafas, avental, cooler, petisqueira, tábua para frios e dosador de bebidas - todas  excelentes opções para quem vai começar a vida em uma casa nova.

Uma dica: disponibilize a lista não apenas nas lojas, mas use a internet para isso. É prático, rápido e acessível a todos.

Saiba escolher os fornecedores do chá bar

Esse ponto é fundamental, pois está diretamente ligado à qualidade do buffet, decoração, lembrancinhas e convites. Pesquise, colete referências e busque fornecedores que produzam materiais ou prestem serviços de  acordo com o que foi planejado para o chá bar. Clique aqui e conheça os fornecedores indicados.

Bem, para este post, sugerimos a organização baseada em uma linha temática que é uma tendência forte atualmente em chá bar, o boteco dos noivos. Além de divertido, colabora para a integração de todos os convidados, como citamos anteriormente. Mas nada impede que você siga por outro viés. O mais importante é que seja leve, animado e com a cara do casal.

Pensou em outra coisa? Compartilhe nos comentários e vamos trocando mais ideias, certo?

Abraço!

Imagens via Planejando Meu Casamento / Tete Reinaldim / EleeEla / Noiva Plugada

Publicações relacionadas

como administrar seu dinheiro para o casamento

Orçamento

6 conselhos de como administrar seu dinheiro para o casamento

casamento preta gil

Notícias

Casamento de 12 horas? E mais: Preta Gil e Rodrigo Godoy terão 28 casais de padrinhos

Tradições de casamento inusitadas

Mais Dicas

[Infográfico]:15 inusitadas tradições de casamento ao redor do mundo

Comentários