Documentos para casar: o que você precisa para oficializar sua união

documentos para casar

Você vai oficializar a sua união, casando no civil? Saiba aqui quais são os documentos para casar que precisa levar ao cartório e não deixe para a última hora.

Você que tanto sonha com a chegada do dia em que vai poder trocar as alianças e agora sabe que ele está perto, saiba aqui quais são os documentos que vai precisar levar ao cartório para marcar a tão sonhada data do seu casamento.

Não é só de festa que um casal vive, não é mesmo? Da mesma maneira que existe um tempo certo para os preparativos da festa de casamento, é preciso preparar também os documentos para a realização do casamento no civil, pois assim a união dos noivos será oficializada perante a lei.

Quais documentos para casar no cartório civil?

São muitas as perguntas que envolvem um casamento no civil e a mais importante é sobre os documentos que os noivos precisam levar ao cartório. Primeiro vale saber que é preciso que os noivos compareçam ao cartório para dar entrada em seu processo de habilitação com uma antecedência de 30 dias da data marcada para a cerimônia.

Não dá para marcarem essa data com, por exemplo, um ano de antecedência, como é feito com a festa. Isso porque o cartório concede um prazo máximo de 60 dias de antecedência, portanto, assim que procurar o cartório já é preciso saber a data do casamento.

Para um casamento no civil os documentos necessários são: RG, certidão de nascimento dos pretendentes, declaração do seu estado civil, da residência e do domicílio atual dos noivos e de seus pais, declaração de duas testemunhas que sejam maiores de idade, podendo ser parentes ou não, mas que possam atestar que conhece os noivos e que afirmem não existir qualquer impedimento para sua união.

No caso de um dos noivos ser viúvo, os documentos que ele ou ela vai precisar levar é o RG original, certidão de casamento com a anotação de óbito original ou a certidão de óbito original do cônjuge falecido e também uma cópia do Formal de Partilha, que é um documento que informa quem são os herdeiros do falecido e quais são os bens que ficarão em sua posse, ou seja, um documento que encerra o inventário.

Já no caso de um dos noivos serem divorciados, os documentos são: certidão de casamento com averbação de divórcio original, RG original e cópia da carta de sentença do divórcio.

E se acontecer de um dos noivos ser estrangeiro, é preciso levar os seguintes documentos para o casamento no civil: passaporte original ou R.N.E (Registro Nacional de Estrangeiro) original, declaração de estado civil e a certidão de nascimento original.

Esses são os documentos para casar que os noivos terão que levar ao cartório. E você, já providenciou os seus?

Publicações relacionadas

coisas que mais irritam os convidados de casamento

Mais Dicas

20 coisas que mais irritam os convidados de casamento

como organizar um casamento que custe até 10 mil reais

Orçamento

Como organizar um casamento que custe até 10 mil reais

O grande dia da Larissa e do Gustavo | Casamentos reais

Casamentos Reais

O grande dia da Larissa e do Gustavo | Casamentos reais

Comentários