Casamento rústico: O que é? Como planejar o seu?

O casamento rústico é um formato de cerimônia que está cada vez mais sendo uma tendência entre os noivos, especialmente, pelo amplo formato que podem ser realizadas desde a cerimônia como também as festas.

Diferentemente do conceito de casamento campestre, o formato rústico consiste em utilizar o espaço sem maquiar nada do que existe ali, podendo utilizar apenas em alguns casos um tratamento de pisos para conservar o local, que pode ser:

  • Chácara;

  • Galpão;

  • Casarão antigo;

  • Jardim.

Os casamentos rústicos ganharam ainda mais força entre os casais com as possibilidades de decoração e ambientação para a realização da cerimônia, até mesmo nos modos em que poderiam ser aproveitados a paisagem em torno dos locais.

De modo que todos os convidados possam ficar confortáveis e a cerimônia ser do desejo dos noivos, o casamento rústico oferece diferentes modos para que possa ser realizado, desde o tipo de flores, as formas de convite ou a decoração em si.

Como fazer uma decoração?

decoração rústica

Podendo utilizar içamentos e um pouco mais, as decorações de um casamento rústico são feitas de um modo em que o ambiente é um dos pontos mais destacantes, e a decoração acaba complementando-o.

Este modelo de casamento contém muita valorização da madeira nos ambientes. Por ser um material que proporciona a sensação de aconchego nos locais que é utilizado, acaba proporcionando uma maior característica de casamento rústico.

Árvores reais ou artificiais, móveis, adornos ou caixotes podem complementar a decoração junto a estrutura que está presente dentro do ambiente, seja o piso amadeirado colocado ou que já existe, assim como o revestimento que tem nas paredes.

Outro ponto que pode haver bastante madeira são nas bases de arranjo de flores que ficam nas mesas, tanto em formas redondas, quadradas ou ornamentadas, a presença da madeira próximo aos convidados pode reforçar ainda mais sensações de aconchego.

A iluminação de um casamento neste estilo também é algo importante e acaba acrescentando no contexto de rústico, especialmente se forem utilizadas luzes amarelas que podem oferecer ainda mais aconchego com a ajuda da madeira.

Seja com pequenas lâmpadas no espaço, ao ar livre ou então por meio de velas em potes de vidro que serão colocadas como decoração de mesa, as lâmpadas amarelas são um dos pontos chaves para uma decoração mais rústica.

Toques de vintage e de renda também costumam agregar na decoração do ambiente, até mesmo de quartos planejados em uma casa.

Relíquias de família podem ser uma forma de decoração com toque vintage que acaba complementando a decoração.

Assim como maletas, bancos, cadeiras de ferros e até mesmo uma vitrola como decoração acabam contribuindo para que passe uma atmosfera de ambiente familiar.

Portanto, com a renda, um material versátil que acaba se enquadrando em diferentes estilos de casamento, o casamento rústico acaba ganhando um aspecto de delicadeza e elegância com pequenos detalhes que podem estar nas mesas ou nas cadeiras.

Placas com dizeres também é uma boa dica para esse modelo de decoração, tanto com o nome dos noivos como também, frases especiais que podem ter algum significado ou então, curiosidades sobre a vida amorosa do futuro casal.

Espalhadas pelo ambiente, a confecção das placas são feitas de diferentes modos, desde ponto cruz até quadrinhos impressos em uma letra cursiva, a peça pode passar um romantismo a mais dentro do ambiente que será realizada a cerimônia.

Tipos de flores que combinam com casamentos rústicos

Tipos de flores no casamento rústico

Uma parte importante dentro de um casamento são as flores. Sendo do gosto do casal, elas podem proporcionar que um toque de vida seja incorporado ao ambiente, especialmente, quando o modelo do casamento segue características rústicas.

A identidade da cerimônia pode ser passada para os convidados assim que olharem para vasos para plantas ou ornamentos que decorem o ambiente, por isso, é importante saber quais são os tipos de flores que podem contribuir com o estilo de decoração.

Podendo ser do gosto do casal ou da ajuda de um profissional que irá realizar a decoração, algumas flores são mais buscadas dentro deste tema.

Com um efeito mais delicado, as flores menores são as melhores opções como o mosquitinho, que se torna uma das favoritas por oferecer uma delicadeza e ar romântico ao ambiente, sendo encontrados especialmente com maior facilidade durante o outono.

Para casamentos que serão realizados em épocas mais quentes, como primavera ou verão, algumas flores são mais indicadas para esses períodos e que ainda sim, completam o visual do ambiente, especialmente após uma limpeza de carpete usado na cerimônia.

Os girassóis é uma delas, devido ao seu tom alegre das pétalas amarelas, é muito utilizado em vasos que podem estar no altar, mesas ou até mesmo no buquê, representando em seu significado na cerimônia força e espontaneidade.

Já as hortênsias, são para aqueles casamentos que serão realizados tanto de dia quanto de noite, encaixando com a decoração e os tons amarelados, e possuindo uma vasta paleta de cores para serem escolhidas de acordo com os gostos do casal.

As gérberas são flores que ganham destaque nas épocas de primavera e verão. Sendo pertencentes ao grupo familiar das margaridas e dos girassóis, esta flor também possui uma grande paleta de cores que podem ser escolhidas de acordo com a decoração.

Os arranjos de gérberas podem ser completados com outras flores, inclusive as de sua família com girassóis e margaridas, também tendo a opção de serem usadas sozinhas.

Outras flores também ganham destaque dentro do casamento rústico, como as helicônias e os lírios. Para saber como usar e cuidar delas durante a cerimônia sem que estraguem, pode ser recomendado uma ajuda de projetos ambientais e profissionais do ramo.

As flores ajudam o ambiente a se tornar mais aconchegante e também, se enquadrar na paleta de cores do qual está sendo montada a cerimônia, por isso, buscar o significado de cada uma contribui para que o local ganhe ainda mais harmonia.

Flores do campo também é uma das opções mais utilizadas para casamentos rústicos, por darem a impressão de casamentos que são realizados em fazendas, por isso, áster, azaléia, boca-de-leão ou violetas também costumam fazer parte das opções.

Para casais que não desejam tantas flores, uma opção é apostar em plantas que têm o verde como principal cor, como as suculentas, que podem compor decorações de mesas ou até mesmo o local onde os noivos ficarão durante a festa.

Flores também podem ser usadas como uma forma de lembrancinha aos convidados, tendo diferentes opções para combinar de acordo com o gosto de ambos.

Como se criar um convite?

Criar um convite de casamento pode ser algo que inicialmente pareça complexo, porém, posteriormente, se torna mais fácil e possui menos chances de usar salas coworking com reuniões dos melhores modelos.

01. Fotos rústicas

Para passar aos convidados um pouco do clima da cerimônia, fotos de paisagens rústicas ou até mesmo do próprio local onde será realizado o evento podem contribuir para deixar o convite elegante.

Com uma caligrafia que vai de acordo com a escolha dos noivos, a foto pode servir como um pano de fundo e despertar ainda mais a curiosidade sobre como será realizado o evento.

02. Personalizar por meio de layout pronto

Diferentes aplicativos e ferramentas de edição podem oferecer uma base para convites já prontos e por meio deles, proporcionar uma personalização própria com recursos tanto gratuitos quanto individuais.

Essa personalização de convites pode facilitar para desenvolver uma base para futuras criatividades que surgem no meio do processo, sem deixar de lado, um toque pessoal que o casal deseja que os seus convidados sintam no evento.

03. Envio digital

Com o avanço da tecnologia, a opção de envios de convites serem feitos do modo digital acabou crescendo e com isso, os modelos de abertura ou animações acabaram conquistando um grande público no mercado.

Porém, para os formatos de convites mais tradicionais, a opção ainda é válida, tendo que observar qual melhor papel e tamanho impresso do convite que será distribuído aos convidados.

Considerações finais

Dentro dos diferentes estilos de casamento, o modelo rústico conquista cada vez mais os noivos devido às possibilidades de decoração e também, da simplicidade com o aconchego que transmitem em um ambiente não muito mascarado.

Tendo opções de flores como mosquitinho, girassóis e hortênsias, algumas com mais de uma paleta de cores, as formas com que se podem complementar o ambiente se tornam um dos pontos principais de um casamento rústico.

Sendo muitas vezes feito a base de madeira, renda e objetos vintage, um casamento rústico pode contar com serviços de limpeza posteriores mesmo ao ar livre, de modo que o ambiente fique bem preservado para que o espaço ainda possa ser usado novamente.

Com convites fáceis e práticos de serem feitos, este modelo de casamento não somente pode encantar os noivos como também os convidados, de modo que possa contribuir para que ambos conquistem o final que sempre sonharam.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia também:

Publicações relacionadas

Casamento em hostel

Temática

Casamento em hostel: tendência ideal para quem não quer gastar muito

Bolo Bem casado

Bolos e Doces

Bolo de bem casado: aprenda a fazer passo a passo

lembrancinhas

Casamento

9 mimos de casamento que os convidados jamais vão esquecer

Comentários