5 regras do cortejo da cerimônia que devem ser seguidas

regras do cortejo

Você já parou para se perguntar por que a noiva é a última a entrar na igreja? Simplesmente porque é a mais esperada.

Você será a estrela da noite, e a cerimônia, o momento mais importante do seu casamento, por isso, conhecer o protocolo do cerimonial é essencial para que tudo corra dentro das normalidades e claro, para que todos os envolvidos no cortejo façam bonito e que você tenha uma entrada triunfal, afinal, este é o seu dia.

A cerimônia é um momento solene, o que exige certas formalidades e tradições a serem seguidas. É o cortejo que abre o casamento e proporciona aquele momento único e inesquecível para os noivos e seus convidados.

Se você ainda não sabe como fazer, veja como deve ser a realização do cortejo e as regrinhas que não devem ser quebradas ou esquecidas.

1 - Recepção dos Convidados na Igreja

recepção convidados

É elegante que os convidados sejam recepcionados pelos pais da noiva e do noivo, além dos profissionais do cerimonial. O noivo, agora chega praticamente no horário da cerimônia, afinal, ele também merece um certo ar de mistério.

2 - Noiva atrasada?

Não é de bom tom fazer os convidados esperarem por horas, aliás, é uma certa grosseria, mas tradição é tradição, não é? Então, não ultrapasse os 20 minutos.

noiva atrasada

3 - Início do cortejo

Hoje em dia, o cortejo começa após a chegada da noiva, ou seja, todos entram juntos. O noivo e os padrinhos agradecem essa alteração, pois ficam livres dos diversos olhares dos convidados.

inicio do cortejo

4 - Ordem de entrada

Assim que a noiva chega de carro, seu pai avisa que o cortejo pode começar. Inicia-se a entrada dos casais de padrinhos em ordem de importância, de hierarquia familiar (avós, irmãos, tios, primos, amigos). O primeiro casal é o da noiva, o segundo do noivo e assim sucessivamente até a entrada de todos os padrinhos. Obs: As mulheres sempre entram pelo lado esquerdo dos homens e de mãos dadas.

ordem do cortejo

Após o corredor totalmente livre entra o pai do noivo com a mãe da noiva e se posicionam no lado esquerdo do altar. Depois, entra o noivo com sua mãe e se posicionam do lado direito.

Agora é a vez do pajem e daminha, encarregados, respectivamente, de levarem as alianças e o buquê. O ideal é que eles entrem antes da noiva com outra música, sem ser a marcha nupcial, pois esta é exclusiva da noiva, que deve entrar com o corredor livre, pois merece destaque e atenção exclusiva.

daminha deve estar ao lado esquerdo do altar e o pajem ao lado direito, onde está o noivo, devido às alianças. Se não houver pajem e daminha, o noivo leva as alianças no bolso e a noiva entra com seu buquê e quando chegar ao altar o entrega para sua mãe, que o segura até o fim da cerimônia.

cortejo do casamento

Depois da entrada dos padrinhos, dos pais e das crianças, entra a noiva acompanhada de seu pai e ao som da marcha nupcial ou outra música que represente a história do casal.

A noiva é a única mulher que entra na igreja ao lado direito do homem e de preferência, de mãos dadas, para não ocultar nenhuma parte de seu vestido. Chegando ao altar, a noiva se posiciona ao lado esquerdo de seu noivo e seu pai ao lado da mãe do noivo.

5 - Saída do Religioso

A saída ocorre de forma inversa, ou seja, saem os noivos, a daminha e o pajem, os pais da noiva, os pais do noivo e por último os padrinhos.

Agora que você já sabe qual o protocolo que deve seguir no dia do seu casamento é só ensaiar para fazer bonito nesta data querida e especial.

Imagens via South Field Library Reads / Gshow / Polka Dot Bride / Kuaike / Denise Nunes / Colher de Chá Noivas

Publicações relacionadas

mitos sobre casamento que você não deveria acreditar

Mais Dicas

10 mitos sobre casamento que você não deveria acreditar

Smoke bombs

Mais Dicas

Smoke bombs: um efeito incrível para suas fotos de casamento bombarem. Conheça!

vestido noiva pinterest

Vestido da Noiva

15 fotos de vestido de noiva mais lindos do Pinterest

Comentários