Guardanapo para casamento: 6 dicas imprescindíveis para a escolha

Com tantas coisas para organizar e resolver em uma festa de casamento, algo que não pode ser esquecido com certeza é o guardanapo. Prestar atenção nos mínimos detalhes é algo faz muita diferença na decoração.
Para facilitar esse processo, listamos 6 dicas úteis para ajudar você a escolher o guardanapo sem erros em seu casamento.
1 – Estar de acordo com a decoração
A mesa não é só composta de comidas fartas, talheres, arranjos e toalhas. O modo como será utilizado o guardanapo pode acrescentar muito na apresentação visual do lugar.
Por isso é legal você tentar harmonizar a escolha dele com restante da decoração da festa e não se esquecer de utilizar a paleta de cores. Uma dica que não tem erro é preferir por cores neutras e claras.
2- Cada tipo de festa tem o seu guardanapo ideal
Caso seja um casamento mais descontraído, utilize o de papel sem problemas. Agora, se sua cerimônia é mais sofisticada e tradicional, a escolha certa para seus convidados são os guardanapos de tecido. O material mais utilizado é o Oxford, mas existem muitos outros no mercado.
A decoração deles requer criatividade e pode ser feita com anéis, fitas de cetim, flores, crochê e outras coisas que deem um charme na mesa. Os de tecido são mais caros, porém os de papel não devem ser esquecidos, pois eles são mais úteis para limpeza.
3- Escolha o tipo apropriado para cada momento
Cada tipo de guardanapo tem sua peculiaridade. Para acompanhar os drinks, colocar no bar e até mesmo servir os quitutes nas mesas, o ideal é um de papel, pois absorvem mais os líquidos e gorduras.
Já para deixar nas mesas e proteger a roupa de salpicos alimentícios, o recomendado é o de tecido.
4 - Saber a quantidade utilizada
Os que ficarão no bar, são contabilizados cerca de 5 por convidados. Nas mesas dos doces, bolo ou na hora de servir os salgados, é bom reservar 3 para cada situação. E 1 para os de tecidos que ficarão na mesa.
Caso contenha no seu casamento algum alimento específico, que possa acabar sujando um pouco mais, como uma carne ao molho barbecue, é recomendado comprar mais guardanapos de reserva. Afinal, é melhor do que os convidados limparem as mãos sujas no tecido da mesa.
5 - Customizar os guardanapos é uma ótima opção
Personalizar eles com o logotipo dos noivos, datas, desenhos ou até os nomes, é um pequeno detalhe que mostra o quanto carinho as pessoas tiveram ao preparar o casamento, podendo assim até servir de lembrancinhas.
Ideias para personalizar e os deixarem únicos não faltam: pode ser uma frase de agradecimento; a data da cerimônia ou até mesmo a letra de música preferida dos noivos. Uma coisa que está na moda atualmente nos casamentos dos EUA é personalizar o menu do jantar no guardanapo.
6- Facilidade e custo benefício
São tantos gastos que levantamos para deixar nosso dia especial, que nem sempre tudo cabe no bolso. Caso o seu orçamento esteja apertado, opte por usar apenas os guardanapos de papel, pois eles são mais baratos, úteis para qualquer tipo de sujeira e são mais fáceis de achar no mercado.
Existem vários com acabamentos finos, excelente para eventos sofisticados. Outra dica importante é evitar comprar papel de seda, pois além de não absorver direito os líquidos, eles rasgam com facilidade.
Há muitas possibilidades do que fazer com um guardanapo paracasamento. É um item que pode passar despercebido, mas faz muita diferença.
E agora, já sabe qual escolher?
Imagens via Blog decoralista / My Wedding Reception Ideas / Pinterest
Comentários