Decoração de Casamento: Como escolher a que combina com você?

decoração de casamento

Escolher a decoração do casamento é uma tarefa árdua, porém prazerosa. O dia mais especial dos recém-casados tem que ser perfeito e, para isso, a escolha da decoração de casamento precisa estar de acordo com o gosto de ambos.

Definir a cor, o tema, o local, o estilo da igreja e as lembrancinhas que serão oferecidas faz parte dessa tarefa, porém algumas dicas facilitam a escolha dos noivos. Nós separamos essas dicas de decoração de casamento para que você combine tudo e faça aquela festa dos sonhos acontecer.

Confira agora mesmo as nossas dicas!

O primeiro passo é traçar o perfil da cerimônia

A festa será tradicional ou informal? Em qual horário acontecerá? De dia ou de noite? Traçando o perfil da cerimônia de casamento é possível filtrar com agilidade as infinitas opções de decoração.

estilo da cerimônia

Cores claras e suaves caem bem em festas diurnas. Já os eventos noturnos pedem mais iluminação direta e indireta, espelhos e velas. Já as cerimônias mais luxuosas precisam de elementos com brilho e flores mais nobres.

Você vai gostar de ler também:

A escolha da cor ou do tema do casamento

Para que todos os itens do casamento estejam de acordo com a decoração proposta, é importante que seja feita a escolha de uma cor que seja a base para as demais. Nesse processo de decisão, vale escolher a cor preferida do casal ou uma que transmita a mensagem principal do casamento.

cor do casamento

O mesmo vale para um casamento temático, ou seja, faz-se necessário definir qual será o tema para a escolha da decoração. Se você vai optar por um casamento no estilo vintage, conheça aqui as paletas de cores que vão combinar com a sua festa.

Combinando as cores de acordo com os seus significados

  • Amarelo: essa cor transmite a sensação agradável de alegria e transmite leveza para o ambiente. Em ocasiões que pedem mais requinte, o amarelo pode ser combinado com o preto ou o branco.

  • Vermelho: está presente nas cerimônias mais luxuosas, geralmente associado com o preto ou com o prata.

  • Azul: transmite tranquilidade e pode ser usada tanto nas cerimônias mais finas quanto nas mais simples. Em casamentos temáticos ou em lugares especiais como a praia, o azul também pode ser utilizado nos detalhes.

  • Roxo: a cor roxa ou os tons próximos como o lilás e o violeta são bastante associadas ao misticismo, porém se bem utilizadas transmitem uma sensação gostosa de paz e harmonia ao ambiente. Isso acontece principalmente quando se faz uma sobreposição dessas cores na decoração da festa.

  • Verde: essa é a cor da esperança, logo ela transmite a calma e tranquilidade. Fica bem em cerimônias diurnas e naquelas onde a iluminação natural se faz bastante presente.

  • Branco: é a cor mais tradicional dos casamentos. Usada tanto como cor principal quanto nos detalhes, pode ser associada às demais cores para um efeito visual rico e agradável aos olhos.

  • Rosa: transmite delicadeza. Usada em excesso cansa os olhos, porém estando nos principais detalhes e usada em suas diversas tonalidades, impressiona.

Analisando o portfólio da empresa que fará a decoração

Para que tudo esteja dentro do que você espera e, claro, combinando com a sua expectativa, é bom avaliar o portfólio das empresas que se propõem a decorar a sua festa de casamento.

Faça essa análise pessoalmente para ver se as cores dos objetos são as esperadas, se eles possuem a qualidade anunciada pela empresa e se atendem ao que você espera para esse grande dia.

Decorando a igreja onde será o casamento

Dependendo da igreja, muitas propostas de decoração não são bem aproveitadas. Por exemplo, caso a igreja seja muito rica em detalhes, os arranjos grandes acabam ficando fora do tom. Quando isso acontecer, vale apostar naquela decoração mais minimalista e discreta para que ela não destoe de todo o conjunto que a igreja já proporciona.

Se você dividirá a decoração com outros noivos naquele dia, é importante fazer uma reunião entre todos para definir o senso comum.

O convite de casamento pode seguir o estilo da festa

Lembre-se de que o primeiro contato dos seus convidados com a sua festa será feito por meio do convite. E para que haja harmonia entre a proposta da festa e o convite, este deverá seguir o estilo da festa.

convite temático

O mesmo vale para as lembrancinhas e demais acessórios distribuídos durante a comemoração. Confira aqui uma seleção especial de lembrancinhas para casamento.

Cuidado com o buquê da noiva

Esse ponto é importantíssimo! O buquê da noiva não deve combinar com mais nada além do que a própria noiva. É ela quem vai decidir o estilo, a cor e o formato dele. Veja aqui ideias DIY para personalizar seu buquê de noiva.

bouquet da noiva

Os cuidados com a decoração da recepção

Em locais pequenos, cores mais escuras deixam o ambiente menor e mais intimista. Leve em consideração as cores do lugar que escolheu para a recepção, pois são elas que vão predominar. O intuito aqui é unir a decoração com o ambiente para que o conjunto seja visualmente harmônico.

Se o local, por exemplo, for mais rústico e tiver entre os seus elementos de decoração uma parede de tijolos aparentes e alguns quadros, uma toalha azul marinho vai destoar do conjunto como um todo. Fique de olho no espaço da festa para que não haja nenhum conflito entre o que você quer e o que o espaço já oferece.

Em lugares abertos, a natureza dá o tom da festa

Se você escolheu casar na praia, em uma fazenda ou em um cantinho aberto especial, deixe que a mãe natureza dê o tom final da decoração. Para que o ambiente fique do jeito que você quer, pequenos elementos devem ser adicionados para que a decoração não chame mais atenção do que o cenário em si.

casamento rústico

Na praia, por exemplo, o mar e o por do sol ditam os tons e o cenário principal. Em uma fazenda, o verde vai predominar, portanto você pode usar e abusar de itens com palha, madeira e afins. Confira aqui 8 dicas para fazer o seu casamento em um sítio ficar lindo!

Pelo visto chegou a hora de você atualizar a sua lista de decoração para o seu casamento e deixar tudo combinando para que fique com o seu gosto. Tome nota das dicas e mãos à obra! O mais importante dessa data tão especial é que você se sinta bem e extremamente feliz, realizada com todas as escolhas que foram feitas.

Imagens via Inspire Wedding / Wedding photos idea / Oh so beautiful paper / The Knot / Easy wedding ideas

Publicações relacionadas

casamento diy Biatriz e Frank

Casamentos Reais

O casamento DIY da Biatriz e do Frank

mentira que os homens contam

Relacionamento

17 mentiras que os homens adoram contar para as mulheres

12 coisas que toda noiva deveria fazer na semana do casamento

Mais Dicas

12 coisas que toda noiva deveria fazer na semana do casamento

Comentários