Bem casados: os truques de congelamento e descongelamento desses docinhos

O congelamento dos doces de casamento tem se popularizando cada vez mais. Ele facilita na organização da festa, evitando que você deixe esse detalhe para última hora. Dá para manter o famoso e indispensável docinho por meses no seu freezer sem que ele perca o sabor ou a gostosura.
Ainda assim, há muitas dúvidas sobre esse processo e você as conhecerá agora! Tire todas as suas dúvidas sobre o congelamento dos bem casados!
Opte sempre por congelamento aberto
Chama-se a técnica de congelar o bem casado sobre uma bandeja e não amontoados em sacos ou caixas. Isso faz com que ele mantenha a sua forma durante todo o tempo em que estiver no freezer e não se danifica de nenhuma maneira.
Você precisa apenas dispor o seu docinho em uma distância suficiente para que eles não grudem. Lembre-se que com o gelo, o bem casado aumentará um pouco de tamanho.
Tempo indicado para congelamento de bem casado
O tempo vai variar um pouco. Tudo depende do material que você utiliza na fabricação. O tradicional bem casado para casamento pode ser guardado por até 6 meses no congelador.
Caso o recheio ou alguma cobertura tenha chantilly ou doces feito a base de creme de leite, o mais indicado é congelar sem essa parte e deixá-las separadas. Do contrário, manter apenas por 2 meses no máximo no seu congelador.
Evite o ressecamento do bem casado
Mesmo optando pelo congelamento aberto, será preciso proteger a massa do seu bem casado. Isso evita que ela fique seca e sem gosto. O mais indicado é usar pedaços de papel celofane e embalar um a um dos seus doces.
A retirada é bem simples e não precisa ter preocupação, pois o papel sai facilmente. Caso você já congele com a calda de açúcar, atente-se apenas para ela estar no ponto, pois do contrário pode quebrar o seu bem casado.
Descongelando corretamente o seu bem casado
Para que o doce permaneça sempre intacto, é preciso descongelar corretamente. Primeiro deixe o gelo sair por completo, mas o ideal é você congelar em uma geladeira tipo Frost free, para não criar gelo.
A ideia é tirar o bem casado do congelador, deixá-lo sobre a bancada por aproximadamente 4 horas e somente depois desembrulhar. Dessa forma você tem a garantia de que seu doce não quebrará e ficará com aspecto de ter sido feito recentemente.
Outras dicas sobre congelamento de bem casado
Além das dicas acima, outras são importantes e ajudam no processo de congelamento e descongelamento dos seus bem-casados. Veja.
- É importante não deixar folgas entre o doce e o papel celofane. Isso evita que o gelo se acumule nesse espaço e ao descongelar estrague o seu docinho. Então deixe o papel bem apertado para manter o seu doce perfeito.
- Jamais descongele o seu doce para congelá-lo novamente. Então calcule o tempo correto para não estragá-lo.
- Não congele com forminhas ou caixinhas. Deixe para embalar o seu bem casado somente na véspera da festa.
São dicas simples, mas que fazem toda diferença no processo. Congelando corretamente o seu bem-casado com certeza o resultado será o mais saboroso possível no dia do casamento. Se você quer aprender a fazer a receita de bem casado, veja o nosso post sobre como fazer o bem casado passo a passo.
Gostou das dicas? Deixa também seu comentário se você conhece outra técnica e que não entrou na lista.
Imagens via Mercado Livre / Stein Bem Casados / Helena Gasparetto / Blog Estilo de Vida / Casando Sem Grana / Docinhos da Lú / Aline Machado
Comentários