Saíram do orçamento de casamento? 10 dicas para voltarem a equilibrar as contas sem falhar

Você fez todas as contas e calculou certinho os valores para o casório. Só que conforme as coisas foram andando, você percebe que os gastos ultrapassaram o planejado. E agora? Calma, calma, não criemos pânico. Veja a seguir 10 dicas para reequilibrar o orçamento de casamento sem falhar. São processos simples e eficientes para você dizer sim sem pesar no bolso.
Monte uma planilha de custos
Em primeiro lugar, o orçamento para casamento deve estar discriminado. Além disto, todos os gastos que ultrapassaram as estimativas também devem ser de conhecimento do casal. Neste contexto, a melhor forma é montar uma planilha, pois:
É possível ver em tudo o que está sendo usado o dinheiro de forma detalhada. Isto ajuda no caso de estarem gastando em algo que não querem ou não devem;
Ajuda a colocar todas as estimativas de gastos que ainda faltam e se organizar com o orçamento disponível.
Faça uma lista de prioridades para o seu orçamento de casamento
Foto: rawpixel.com
Esta é uma dica certeira para economizar. O orçamento de casamento é composto de uma série de itens, dos mais essenciais até aquelas coisinhas que não são tão importantes assim. Por isto:
Ponha tudo no papel o que ainda falta comprar para a festa, e o que pode ser deixado de lado ou ter opções mais baratas;
Veja o que pode esperar para ser pago, ou renegociado, em ordem de importância para seu orçamento.
Deixe uma reserva para os custos de última hora
Esta é fatal em um orçamento para casamento. Mesmo que esteja tudo lindo, maravilhoso e pago, podem surgir imprevistos para seu dindin. Assim sendo:
Tente deixar um dinheirinho de emergência desde o começo. Se não for possível, veja alternativas para poupar e sobrar de seu orçamento. Mantenha todos os seus gastos sempre atualizados, de forma que haja margem para cobrir qualquer imprevisto.
Limite a valores menores o que ainda falta comprar
Fechar a mão e dar uma economizada esperta pode fazer toda a diferença. Se você ver que o orçamento de casamento está ultrapassando e ainda faltam comprar coisas, faça o seguinte:
Veja formas de baratear custos simplificando itens como decoração, lembrancinhas e cardápio. Simplicidade e criatividade salvam bolsos. Pense em todas as alternativas de produtos e serviços que você pode economizar. Vale tudo, de fazer você mesmo a contar com a ajuda de pessoas próximas.
Organização é a chave para o sucesso
Ao pensar em todos os problemas e contas que saíram do controle que estava no orçamento para casamento, respire fundo e se acalme. É preciso ter tudo organizado, de forma que você consiga:
Calcular tudo o que falta dinheiro para pagar, como e quando você poderá colocar estas contas em dia. Ver as opções de prestações, bem como o dinheiro que você consegue investir nos próximos meses para quitas as dívidas.
Levantando uma graninha extra
Foto: Freepic.diller
Vish, agora complicou não é mesmo? Na verdade, isto é mais fácil que você imagina. Basta usar um pouco de criatividade e há várias formas de ganhar um dinheiro a mais para o orçamento de casamento:
Peça ajuda da família e dos amigos para ações como almoços, jantares, rifas e outras atrações parecidas. Organize campanhas simples que ajudem a angariar fundos. Pode ser algo pequeno e local, que proporcionem o suficiente para o casório.
Anote absolutamente tudo sobre seu casamento
Isto vale para o que foi e o que não pago, das menores as maiores coisas. É preciso ter dias, horários e estimativas completas em um lugar de confiança. Sabe porquê?
Em muitos casos, a situação do orçamento é menos pior do que parece. Você pode descobrir dinheiro a mais e gastos a menos. Além disto, você terá um controle da situação como um todo, e conseguirá pensar em soluções mais rapidamente.
Pechinchar e conversar pode fazer milagres
Foto: Freepik
Se tem uma arte que pode ajudar a colocar suas contas em ordem rapidinho, é a da pechincha. Isto porque praticamente toda loja, ou prestador de serviço, está disposto a negociar. Por isto:
Proponha descontos e formas de pagamento diversificadas dependendo dos produtos e serviços para seu casamento. Tenha sempre à mão diversos orçamento e compare os preços. Você pode, inclusive, usar isto a seu favor na hora de negociar.
Cerimônia e festa – a missão
Foto: Freepik
Estes são basicamente os maiores gastos que você terá no orçamento de casamento. Se for possível dar uma diminuída básica em algumas coisas, a poupança pode ser gigantesca:
Procure alternativas mais em conta para estes dois momentos, desde aluguéis mais baratos para festa até serviços mais simples. Há várias coisas que dá para economizar muito sem comprometer o casamento. Isto inclui serviços de fotógrafo, buffet, animação e coisas assim.
Fundo de emergência pós-festa
Não é por acaso que esta é a última dica do orçamento para casamento. Pode até ser meio feio pensar no dinheiro que os convidados venham a dar, mas tempos desesperados requerem medidas desesperadas:
Mesmo que você não peça dinheiro diretamente, deixe esta opção de presente. Não conte com isto como única saída, mas é uma grana que pode ajudar. Para não confiar demais nesta possibilidade, procure depender o menos possível deste dinheiro. Pense nele como um fundo de emergência.
Calma que vai dar tudo certo
Estourar o orçamento para casamento é muito mais comum do que você imagina. Nestas horas, o importante é manter a calma e avaliar todas as suas possibilidades. Sempre vai haver uma luz no fim do túnel, basta pensar um pouco para enxerga-la. Calcular, negociar e baratear são as três regras básicas, que farão toda a diferença para reequilibrar suas contas.
É importante ter em mente que os profissionais que trabalham com festas de casamento estão acostumados e ver estas dificuldades. Por isto uma boa conversa e um acordo que facilite para os dois lados é fundamental. Não é algo difícil de conseguir, é só ser sincero e pedir a ajuda que precisa para que sua festa saia do jeito que você quer. Use estas dicas e conte com o suporte das pessoas a sua volta. Isto será indispensável para dar tudo certo.
Comentários