Festa de casamento: 10 alternativas inteligentes para você realizar o seu sonho sem dívidas

Casar é o sonho de muitas pessoas. No entanto, fazer uma festa de casamento exige bastante reflexão e análise. Pois bem, saiba que é possível realizar o seu grande sonho sem dívidas tranquilamente. Um casório nem sempre é sinônimo de altos custos.
Para isso ocorrer, é necessário um planejamento, como já ressaltamos em alguns posts aqui no blog. É importante ter disciplina e fazer tudo conforme a sua realidade econômica. Nada de excessos! A vida de casados deve ser iniciada com prosperidade e metas positivas para os noivos. Por isso, vamos ensinar a você 10 alternativas inteligentes para uma festa de casamento sem dívidas.
Festa de casamento: 10 alternativas infalíveis para casar sem dívidas
1 - Estabeleça uma verba possível
O casal, juntos, deve ter uma séria conversa sobre o quanto pode ser gasto na festa de casamento. Depois, estabelecer uma verba limite para ser gasta com as demandas do evento. O seu montante vai conduzir as demais decisões e, inclusive, o formato da sua festa. Assim, o objetivo é realizar uma celebração que caiba exatamente no seu orçamento.
2 - Faça do tempo o seu aliado
Essas definições acerca do valor total a ser empregado e de como usá-lo devem ser tomadas com antecedência. Para a organização da festa de casamento, faça do tempo o seu aliado. Planeje-se, pelo menos, um ano antes. Período suficiente para acumular dinheiro e pesquisar sobre como o seu casório será feito. E não tenha pressa, pois essa sempre será uma complicadora.
3 - Aposte em poupanças e outros investimentos
Ainda sobre a verba escolhida, recomendamos que esse montante seja aplicado em uma poupança ou outro fundo de investimento. Atualmente, existem diversos investimentos a médio e longo prazo. Procure saber mais sobre essas aplicações. Isso é indispensável.
4 - Faça uma planilha com as demandas, seus custos e prazos
Organização é uma das palavras-chave nesse processo. Por conta disso, deixe que as informações, demandas e custos fiquem visíveis para vocês. Uma planilha com uma lista do que será comprado/contratado é fundamental para que vocês vejam onde será direcionado cada parte do dinheiro poupado para a festa de casamento.
5 - Siga o seu plano financeiro rigorosamente
Disciplina é outra palavra fundamental. Ao traçar um plano financeiro, trate de seguí-lo até o fim com rigor. Resista a promoções, novidades que não estavam previstas, assim como aos serviços extras, oferecidos de última hora por alguns fornecedores. O seu plano será bem-sucedido somente se você obedecer ao que foi programado para a festa de casamento.
6 - Escolha um formato enxuto de casamento
A escolha de um formato enxuto colabora muito para economizar nos preparativos. A opção por mini casamentos é uma forma de reduzir o volume de pessoas e ter uma festa de casamento menos onerosa. Ademais, permite adaptações na infraestrutura por ser mais íntimo e reservado. Para saber mais sobre o chamado mini-wedding, veja este post que fizemos aqui no blog. Vale a pena a leitura!
7 - Faça uma lista de convidados seleta
Nesse sentido, um rol de convidados seleto para a festa de casamento é o primeiro passo a ser tomado. A única obrigatoriedade na sua seleção são os parentes próximos e os amigos, efetivamente, íntimos. Neste quesito, seja minimalista, apesar de ser uma tarefa delicada. Quer saber mais detalhes sobre como fazer uma lista de convidados? Acesse aqui!
8 - Faça uma extensa pesquisa de fornecedores
Uma vez que você já tem a sua quantia total definida e, principalmente, tempo, comece a selecionar os seus prestadores de serviços. Neste caso, é relevante levar em consideração a qualidade, mas também as melhores ofertas. Afinal, você está buscando bons serviços e preços justos para a sua festa de casamento. Diante disso, pesquise mais de uma opção sobre o mesmo tipo de demanda. E, durante a negociação, sempre tente barganhar descontos! Procure fornecedores com preços justos aqui!
9 - Opte apenas pela cerimônia no civil
As festas de casamento são conhecidas pelas cerimônias religiosas na igreja ou até ao ar livre. No entanto, ornamentações com flores e outros itens de decoração para essas infraestruturas, normalmente, consomem um considerável valor a ser gasto no evento. Ao excluir este tópico, será possível evitar tais despesas.
Logo, a opção apenas pelo civil é uma boa saída. Este formato, inclusive, pode ser elegante e tão emocionante como o religioso, uma vez que a noiva e o noivo fazem os votos com o mesmo sentimento e intenção. Contudo, isso vai depender do contexto religioso do casal. Mas vale, sim, a pena pensar sobre o assunto!
10 - Receba seus convidados em casa
Quando você pensa em uma festa de casamento menor, com um número reduzido de convidados, fazer a recepção em casa é uma possibilidade. Na área externa ou até no salão de festa do condomínio, é possível receber com charme e intimidade. Durante a comemoração desse momento especial do casal, o que importa é estar cercado de pessoas queridas, com quitutes saborosos (comfort food é um excelente caminho neste caso) e o conforto de estar fazendo o melhor dentro do seu planejamento. Concorda?
Comente, compartilhe suas dúvidas e planos sobre a sua festa de casamento. A partir daqui, acesse o nosso guia de serviços, no qual será possível consultar alguns dos melhores fornecedores de casamento do Brasil. Esses parceiros já atenderam mais de 150 mil noivas em todo o país. Junto a isso, possuem os certificados do procon e Reclame Aqui, o que nos assegura uma completa transparência.
Por fim, convidamos você para se inscrever em nossa newsletter e ficar por dentro de todos os assuntos sobre o mundo dos casamentos!
Comentários