Como diminuir sua lista de convidados? Veja 6 dicas garantidas!

Fazer as contas e priorizar a afetividade são caminhos essenciais para quem precisa diminuir a lista de convidados do casamento. Confira essas e outras dicas aqui.
Cortar convidados da festa de casamento é uma tarefa chata e pode se tornar desgastante quando os noivos não sabem por onde começar. Mas não há motivo para entrar em pânico. Separamos 6 dicas valiosas para quem precisa refinar a lista e diminuir os gastos.
Se mesmo assim pintar uma dúvida, seja franco e pergunte a si mesmo: “Se fulano fosse casar, ele me convidaria para a festa?” Se ficar na dúvida, tire-o da lista. Confira agora nossas dicas:
1 - Não tem intimidade? Não convide!
Há quem se sinta na obrigação de convidar pessoas que nunca sequer fizeram uma visita em casa. Isso está errado e a regra vale, inclusive, para familiares. Se você nunca recebeu a pessoa em casa, ou saiu para tomar um café, não há por que compartilhar um momento tão importante como o casamento com ela.
2 - Faça as contas na ponta do lápis
Colocar todos os gastos no papel te dá uma margem de quantos convidados vocês podem chamar para a festa de forma que: se o Buffet contratado cobra R$100 por pessoa, e o limite que poderão gastar com alimentação é de R$15.000, logo, a lista de convidados não pode ultrapassar 150 pessoas.
Especialistas em casamentos afirmam que, hoje em dia, há uma tendência maior pela realização de casamentos mais privativos, com menos convidados, uma vez que ter uma infinidade de convidados tira do casamento o ambiente familiar, real significado da cerimônia.
3 - Como lidar com os amigos dos pais dos noivos?
Mais uma vez a matemática pode ajudar. Fazendo uma conta justa, você divide o total de convidados de forma que: 50% serão escolhidos pelos noivos, 25% pela família da noiva e 25% pela família do noivo.
Dessa forma, os pais dos noivos estarão limitados a um número X de pessoas que podem chamar e darão preferência a quem realmente é importante. A afetividade deve ser a regra número 1 na hora da escolha. Colocar esse limite na família evita que amigos de amigos sejam convidados, e você não terá que encontrar no seu próprio casamento pessoas que nunca viu na vida.
4 - Os colegas de trabalho devem estar na lista de casamento?
Nesse quesito, você precisa ser mais criteriosa ainda. Após fazer as contas do Buffet é perceptível que um convidado pesa sim na hora de fechar o orçamento, principalmente quando um vira dois (você chama a pessoa e é ‘obrigada’ a incluir a esposa, marido ou filhos na lista de convidados).
Dessa forma, chame apenas o chefe e descarte os colegas. Se você chamar um colega, se sentirá na obrigação de chamar todos, então nesse caso é melhor pecar pela falta do que pelo excesso.
5 - Como lidar com os amigos da adolescência
Muita gente passa a adolescência toda convivendo com os mesmos amigos, mas aí vem a faculdade e vocês perdem o contato. Então, na hora de chamar para o casório pinta a dúvida. Tenha em mente que se a pessoa se tornou uma referência do passado, não tem por que estar no seu casamento e muito menos na lista de convidados.
6 - Convide quem é realmente importante
Deixamos esse item por último para mostrar que as dicas acima nada mais são que formas de você priorizar quem realmente deve estar ao lado dos noivos nessa hora tão importante, que é o casamento.
Quem participa ativamente das suas vidas, quem estava lá quando vocês se conheceram. Enfim, quem são os literalmente próximos devem estar na lista de convidados e todas as outras pessoas, secundárias, não farão falta alguma na hora do “sim”.
E você, já montou sua lista de convidados? Conseguiu diminuir?
Comentários