Casamento simples e barato: 10 dicas para se planejar e economizar muito!

Realizar um casamento simples e barato pode ser um desafio para muitos casais. Se você e seu parceiro não quer extrapolar no orçamento e celebrar o grande dia de vocês de uma maneira simples, linda, especial e que caiba no bolso, saiba que é super possível realizar o casamento dos sonhos sem precisar gastar rios de dinheiro, basta apenas se planejar direitinho, colocando tudo na ponta do lápis.

Para te ajudar nesta tarefa, selecionamos 10 dicas maravilhosas de como realizar um casamento simples, barato e incrível,dentro das possibilidades do casal! Vem ver!

Afinal, como organizar um casamento simples e barato?

A primeira tarefa é sentar e conversar com o seu parceiro e fazer uma lista de prioridades e o quanto vocês estarão dispostos a pagar na cerimônia e festa. Abrir mão de alguns itens podem fazer total diferença no orçamento final. Neste artigo vamos te dar uma mãozinha e revelar 10 dicas super válidas para vocês darem o primeiro passo no planejamento de um casamento simples, econômico e inesquecível.

1 - Começando pela lista de convidados: quem são as pessoas mais importantes na vida de vocês?

Sabendo que o volume de pessoas estará diretamente ligado a quanto você gastará no seu casamento, é super importante escolher a dedo e com coerência quem deve estar presente no seu grande dia.

Lista convidados de casamento

Pegue uma caneta e um papel e faça uma lista de convidados, levando em conta o grau de intimidade: nomes das pessoas que são mais próximas, nomes das pessoas que você convive ou já conviveu, mas que não são tão próximas e pessoas não próximas.

Ao primeiro tipo corresponde a família direta da noiva e do noivo (mãe, pai, irmãos avós e outros familiares próximos) e amigos íntimos. Ou seja: aquelas pessoas com quem você e seu parceiro, efetivamente, tem um vínculo mais forte de intimidade.

No segundo grupo, estão os familiares afastados (primos distantes, por exemplo), colegas de trabalho/cursos, vizinhos ou amigos dos pais. Já no terceiro grupo, estão os ex-cônjuges e família, ex-colegas de trabalho sem um maior contato, ex-colegas de escola, amigas(os) de infância que você perdeu o contato e não vê há muito tempo.

Considerando o grau de intimidade, faça uma avaliação da relevância dessas pessoas para a sua vida e do seu parceiro. Agora separe-os em grupos: família, parentes distantes, amigos chegados, amigos/colegas distantes, colegas com os quais possui amizade e agregados. Dessa maneira, será possível ter controle sobre cada espécie de convidado com a proporção de cada grupo. Pronto, com esses nomes, a sua primeira versão da lista de convidados estará finalizada.

Com isso em mãos, será possível mensurar os custos específicos da festa, como, por exemplo, porções de bebida/comida, espaço para a comemoração, convites e lembrancinhas, entre outros. A regra é clara: quanto menos convidados, mais você economizará!

2 - Dê adeus ao papel, envie convites de casamento digitais!

O convite de casamento online é uma opção prática e bem mais econômica nos casamentos de hoje. Além de economizar no casamento, o meio ambiente também agradece esta forma sustentável de enviar convites, pois convite em papel certamente acaba indo para o lixo depois. Você pode, inclusive, caprichar nos níveis de personalização para diferentes grupos de convidados, sem precisar gastar nada por isso.

convite de casamento digital

Outra vantagem super bacana é que hoje em dia há várias ferramentas gratuitas onde você mesma pode fazer seus próprios convites digitalizados, personalizar com a sua cara, caprichar na mensagem e enviar aos convidados de forma descomplicada, através do e-mail ou das redes sociais mesmo.

O que deve ter em um convite de casamento:

  • Nome dos noivos;
  • Nome dos pais de ambos;
  • Endereço, data e horário da cerimônia;
  • Indique uma data para confirmação de presença;
  • Frase que seja significativa para o casal (trecho de um livro, de uma música ou um versículo bíblico, por exemplo);

Não tenha dúvidas que fazendo dessa forma, você vai economizar uma boa grana!

VEJA TAMBÉM:

3 - Buffet de casamento: qual comida servir em um casamento simples e barato?

Servir coquetel em uma festa de casamento pode ser muito mais vantajoso. É simples, charmoso e barato, uma ótima escolha para casais que procuram algo descontraído. O buffet e jantar tradicional costumam ser bem mais caros.

Os chamados finger foods (traduzido ao pé da letra como “comer com os dedos”, por conta do tamanho das porções em que são servidos), estão em alta e duvido não agradar os paladares. Essas comidinhas podem ser servidas em copinhos com mini colherzinha ou garfinho, potinhos, pratinhos, forminhas, palitos, mini cumbuquinhas, enfim, em toda forma que possa ser uma pequena porção individual e que a pessoa consiga se servir em pé mesmo, sem cerimonia.

Buffet para casamento simples e barato

Algumas opções de finger food:

  • Canapés, mini-hambúrgueres, empadinhas, quitutes;
  • Tradicionais salgadinhos brasileiros: pão de queijo, mini coxinhas, bolinho de carne, bolinho de bacalhau, mini acarajé, mini pasteis.

Ah! Não se esqueça das sobremesas! Que também podem ser apresentadas em mini porções:

  • Espetinho com frutas
  • Mini brownie
  • Bolinho no pote
  • Mousses
  • Tarteletes, cupcakes, trufas, brigadeiros entre outros;

Dica extra: Se a proposta aqui é economizar, que tal você mesma colocar a mão na massa e preparar a comilança? Ou se você tiver algum parente, ou amiga(o) que tenha o dom de cozinhar, pode até te dar uma forcinha com isso.

4 - Lembrancinhas para um casamento simples e barato (Faça você mesma)!

As lembrancinhas de casamento podem ser feitas por você em casa e com pouco material, basta usar a sua criatividade! As opções são diversas: temperos, molho de pimenta, vasinhos de plantas, trufas, geleias caseiras e sabonetes artesanais são lembrancinhas simples, refinadas e muito econômicas! Você pode conferir mais inspirações de lembrancinhas DIY nessa matéria aqui.

Lembrancinhas econômicas

Dica extra: você gostaria de dar a melhor lembrancinha do mundo, não é mesmo? Saiba que também é uma coisa que muita gente joga fora. Que tal aproveitar os centros de mesa como lembrancinha?

5 - Vestido de casamento simples e barato

Vestido de casamento simples e barato

Comprar um vestido de segunda mão, ao invés de um novo, pode ser uma ótima escolha no quesito economia. Participe de bazar de noivas na sua cidade, pesquise preços de vestidos de noivas em brechós, tenho certeza que você vai encontrar opções lindas e baratas. Existem muitos grupos de desapegos de noivas no Facebook, onde noivas revendem seus vestidos por um valor bem mais em conta e ou até doam seus vestidos.

Mas se você ainda prefere optar pelo aluguel, pesquise nas lojas da sua cidade e faça uma comparação de preços antes de tomar a decisão final.

Dica extra: vestidos minimalistas(vestidos mais lisos e de corte simples) tendem a ser bem mais econômicos comparados a um vestido estilo princesa.

6 - Como economizar na maquiagem, penteado e acessórios

Você é daquelas que manja de maquiagem? Pois bem, você pode usar isso a seu favor! Você mesma pode fazer sua própria maquiagem de casamento em casa mesmo e não é preciso de muitos materiais para fazer uma boa make, mas é essencial fazer todos os testes necessários com bastante antecedência, escolhendo os produtos e cores certas. Por exemplo, se você está pensando em uma maquiagem de noiva mais natural, seria interessante selecionar produtos com tons nude, como beige, rosa pó, rosa e pêssego.

Como economizar na maquiagem, penteado e acessórios

Mas se você é do time das noivas que não manja muito de maquiagem e infelizmente, não consegue se dar bem com delineador ou esfumado, não se preocupe, existem muitos especialistas que oferecem cursos de maquiagem online onde revelam todos os segredos para fazer uma maquiagem invejável a um valor super acessível, para você aprender as técnicas e fazer em casa mesmo.

No quesito penteado, a cada dia mais noivas optam por penteados simples para casamento. Existem diversos penteados presos, soltos ou semi presos que são fáceis de fazer, como o coque e a trança, por exemplo. Confira lindos modelos de penteados simples que dá para fazer em casa, nesta outra matéria com 25 penteados de casamento para fazer em casa

Dica extra: dificilmente as pessoas vão reparar na qualidade dos brincos e acessórios que você estará usando no grande dia. Compre um baratinho que seja bonito ou use um que você já tenha ou peça emprestado a uma amiga. Se o seu vestido é longo, ninguém vai ver os seus sapatos, nesse caso, você pode até usar um que já tenha em casa. Afinal, comprar um sapato novo para usar uma única vez, pode ser um gasto desnecessário.

7 - Escolha bem a data do casamento. Cuidado, isso influencia no orçamento!

A escolha da data ideal pode ser um grande desafio para o casal que busca economizar o máximo possivel, pois, deve ser levado em consideração a disponibilidade da igreja, dos salões para a recepção, a disponibilidade do serviço de buffet, a estação do ano (alta/baixa), o clima da região ou cidade ideal e principalmente avaliar os fatores financeiros.

Melhor data para um casamento simples e barato

Se você perguntar a alguém qual o mês ideal para casar, essa pessoa provavelmente pode responder que o mês de Maio seja melhor, pois é tradicionalmente considerado o mês das noivas aqui no Brasil. Então, se o seu objetivo é priorizar o fator financeiro, é muito importante não se deixe levar apenas pelo tradicionalismo e avaliar os custos em cada época do ano. Cada mês tem suas particularidades e é imprescindível saber das vantagens e desvantagens de cada mês.

Para te ajudar na escolha da sua data de casamento, montamos um ebook gratuito sobre as vantagens e desvantagens de casar em cada mês. Baixe aqui o seu eBook agora mesmo e aproveite todas as dicas!

8 - Aprenda a negociar e pedir descontos!

Já que você quer realizar um casamento simples e barato, é bom aprender a negociar e pedir descontos com fornecedores da sua região. Há muitos profissionais com quem será necessário lidar para realizar a cerimônia e a festa. Então, não tenha vergonha de pechinchar. É aquele ditado: o não você já tem, corra atrás do sim!

Dica extra: Os fornecedores, geralmente costumam oferecer os pacotes com itens e serviços de maiores valores, os quais nem sempre possibilitam grandes descontos. Uma ótima opção é conversar com o fornecedor e verificar se existe a possibilidade de substituir alguns itens do pacote por alternativas mais econômicas. Por exemplo: substituir algumas opções do buffet por alternativas mais simples.

Cardápios com frutos do mar costumam ser mais caros, troque pelo frango que é uma proteína mais em conta. Outra alternativa é trocar as flores mais caras na decoração por flores da estação que são mais em conta. Fica a dica!

9 - Como economizar no bolo e doces de casamento

Usar um bolo fake para a mesa de doces e para a sessão de fotos, sem dúvida, é a forma mais econômica. Nesse caso, invista mais nos docinhos, assim os convidados não vão sentir falta do bolo.

Bolo fake para casamento

Outra sugestão é fazer um bolo mais simples e já fatiado na cozinha para servir os seus convidados. Este bolo não precisa ser bem decorado, mas pelo menos ser mais caprichado no recheio.

Dica extra: forminhas de doces em formato de florzinhas podem ser feitas por você mesma e ficam lindas e baratas.

10 - Tem algum talentoso(a) na família? Peça aquela ajudinha marota!

Sabe aquele seu amigo que conhece vocês como ninguém e se expressa super bem? Talvez pode ser uma boa convidá-lo para celebrar a união de vocês. Ou então aquela sua tia que é cozinheira de mão cheia? Que tal pedir a ela uma ajudinha para montar as comilanças do casamento?

Com certeza alguma amiga criativa que adora decoração pode te dar uma forcinha com isso, afinal quem tem amigos tem tudo! E na organização do casamento não podia ser diferente.

E aí, gostou? Esperamos que você realize um casamento simples e barato, além de lindo e inesquecível seguindo essas dicas de ouro!

Agora que você já sabe como se planejar e economizar no casamento, conte com a Wedy, uma plataforma digital indispensável para auxiliar na organização do seu evento para auxiliar no recebimento de confirmações de presença de forma online, moderna e fácil para o casal e seus convidados. Vai casar? Não deixe de fazer seu site de casamento personalizado do seu jeito (e o melhor, de graça!)

Publicações relacionadas

lembrancinhas para chá de lingerie

Chás

12 lembrancinhas para chá de lingerie que estão bombando

casamento preta gil

Notícias

Casamento de 12 horas? E mais: Preta Gil e Rodrigo Godoy terão 28 casais de padrinhos

vestido de noiva champanhe

Vestido da Noiva

Vestido de noiva champagne: 10 inspirações apaixonantes do Pinterest

Comentários